Canalize corretamente sua energia!

Há um tempo atrás me deparei com esta frase do Malcom-X (na figura em destaque) e percebi o quanto deveria ampliar minha visão.
Enquanto, em vão, tentamos ensinar os opressores sobre suas práticas, muitos dos nossos ainda adormecem na inconsciência de sua negritude ou no sintomático desamparo aprendido*, que os impede de lutar pela sua liberdade.
Quando toda a nossa energia se concentrar em levantar os nossos, ao invés de tentar, em vão, derrubar quem nos oprime, teremos mais força na luta.
Quando o povo preto realmente descobrir que tem força, que tem voz e que pode regatar a dignidade humana que um dia foi arrancada, teremos mais força na luta.
Quando o povo preto realmente se unir e olhar para si não individualmente mas como um só povo, teremos mais força na luta.
Quando o povo preto, TODO O POVO PRETO, se indignar e não mais aceitar as migalhas reparadoras oferecidas por seus algozes, teremos mais força na luta.
Quando o povo preto, TODO O POVO PRETO, se levantar para lutar por seus direitos, teremos mais força na luta.
Quando o povo preto olhar para a África e entender que pertence àquela terra, da qual seus ancestrais foram arrancados de forma brutal, teremos mais força na luta.
Quando o povo preto, todo o povo preto, AMAR o continente africano e verdadeiramente direcionar sua energia na valorização e crescimento do mesmo, teremos mais força na luta.
Cada preto que acorda e internaliza sua ancestralidade africana torna a luta pela libertação mais forte.
Que nós, povo preto, tenhamos esta consciência e saibamos canalizar nossos esforços de forma eficaz.




Sobre o desamparo aprendido:

Sheilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram