Clube das Blogueiras Negras de BH

“Temos tantas pessoas negras talentosas lutando sozinhas. Por que não unir e trabalhar juntos?”

Foi esta a frase que Nayara Garófalo me disse, num fim de tarde do dia 17 de novembro,  ao me convidar para participar de uma iniciativa muito bacana: o Clube das Blogueiras Negras de BH.

Este clube está inserido, junto com uma agência de publicidade e propaganda e artistas negros, em um projeto maior chamado Projeto Mídia Negra BH.

Hoje somos ao todo, no clube, 13 blogueiras, todas trazendo a tona temas ligados à negritude, tanto no sentido estético, quanto no sentido cultural e informativo. A idéia é de, através da nossa união, darmos visibilidade à temática negra nas redes sociais e fortalecermos o trabalho umas das outras.

Acreditamos que, assim como aprendemos com a filosofia “Ubuntu”*, juntas somos mais fortes.

Trocamos mensagens diárias umas com as outras, choramos e rimos juntas, nos fortalecemos e nos empoderamos mutuamente dia-a-dia. A minha vivência pessoal com este grupo tem sido muito positiva em termos de sentir que estou conquistando companheiras para a vida, além de, através das conversas, perceber que ainda há muito o que aprender. E, visto este crescimento individual de cada blogueira, é inevitável que o nosso conteúdo nos blogs sejam cada dia mais ricos, pois são frutos de discussões e reflexões diárias. No fim, todos nos beneficiamos com este clube: nós e nossos leitores.

Deixo aqui o endereço dos outros blogs do clube para vocês conhecerem, assim como a indicação das páginas de minhas companheiras:

Catarina Queiroz que traz, em seu blog pessoal Catarina Queiroz, tudo aquilo que lhe agrada, como cabelo, maquiagem, look do dia, entre outros.

Dandara Elias, do Instituto Todo Black é Power, que tem como visão empoderar homens e principalmente mulheres. Além de promover eventos com foco na valorização da estética negra.

Daniely Mendes, do blog Danny Mendes, que tem como missão mostrar que é possível se embelezar gastando pouco.

Ellen Miguel, do blog Necessaire da Kika, que traz todo um trabalho voltado para o universo da maquiagem para a pele negra.

Isabella Carvalho, do blog Isabella Carvalho, cosmetóloga que ajuda homens e mulheres a descobrir sua verdadeira identidade.

Kelly Souza, com seu blog Beleza Black Power, dá excelentes dicas de como cuidar dos cabelos crespos.

Livia Teodoro, no blog Na Veia da Nêga, busca o empoderamento feminino negro desde o aspecto visual e estético até o social.

Maíra dos Anjos que com o blog Blogueira Preta, vista empoderar a mulher negra estética, profissional e socialmente.

Nayara Garófalo, do blog TW:Preta!, uma blogueira de opinião, que analisa de forma crítica acontecimentos atuais, ligados à minorias políticas, principalmente na temática negra e da mulher negra, nos levando à reflexão.

Sheila Mathias, que com o blog Negras do Brasil, busca inspirar a mulher negra a se orgulhar de si mesma e de sua história.

Thaís Angélica, em seu blog Molas ao Vento, ensina que com seu cabelo afro você pode tudo!

Vivi Olly, do blog Blackacheadas, que dá dicas maravilhosas de como cuidar dos cabelos crespos.

Além do site oficial do Clube, temos também a nossa página do facebook. Vale a pena conferir!


*Filosofia Ubuntu: Ubuntu é uma antiga palavra africana e tem origem na língua Zulu (pertencente ao grupo linguístico bantu) e significa que "uma pessoa é uma pessoa através (por meio) de outras pessoas".

Sheilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram